Será que é namoro?

| |
Faz parte do processo de amadurecimento, as incertezas e os questionamentos que trazemos. Se tratando de relacionamentos, as dúvidas só aumentam.
Quando conhecemos alguém e começamos a nos aprofundar em uma "amizade", chega um certo ponto que essa interrogação nos assombra: “é namoro ou amizade?”. (Principalmente para as meninas)
O erro não está em se questionar, mas em querer obter respostas imediatas. Corremos o risco de passar a frente de Deus por se precipitar e não esperar o tempo necessário para obter a resposta.
É comum sermos surpreendidos pelo nosso coração, pois muitas vezes ele é um território ignorado, desconhecido, e a Própria diz que " O Coração do homem é enganoso", a cada situação, ele age de maneira diferente, mas não existe uma fórmula para tratar os relacionamentos. O jeito é utilizar-se da prudência, parar, esperar, orar, escutar e só depois agir.
É natural que a amizade passe por algumas fases à medida que nos aproximamos da outra pessoa. Dentre elas, existe a fase do “encantamento/enamoramento”. A definição demonstra os sentimentos que são experimentados nesse momento: atração, vontade de estar sempre perto/junto, predileção, queremos saber sobre a história do outro, das suas lutas, conquistas, de se importar com tudo o que ele vive, de cuidar...

Mas então, como discernir?!

Inicialmente devemos deixar esse período passar. Quando as emoções se ajeitam é que conseguimos enxergar as coisas como realmente são. Assim, sem impressões imediatistas, percebendo seus defeitos e reforçando as qualidades, vamos parar e buscar em Deus uma resposta para só então agir.
Quando não vivemos esse momento de maneira despreocupada e sadia, corremos o risco de jogar no lixo aquilo que Deus preparou para as nossas vidas, pela pressa de responder os questionamentos interiores. A possibilidade é grande, de uma das partes se sentir usada, por se desiludir com a outra pessoa e achar que tudo não passou de simples interesse.
O namoro produzido pela amizade é sadio, sem ilusões ou precipitações, pois houve conhecimento, oração e espera antes da atitude. E quantas pessoas se perdem quando partem logo para a atitude?
Possivelmente você esteja enfrentando essa situação nesse momento. Portanto chegou a hora de parar, observar, orar, esperar para depois agir. Não queira se juntar as pessoas frustradas em todos os relacionamentos, pois não tiveram orientação e assim trocaram os pés pelas mãos.
É sempre bom lembrar que essa espera, esse discernimento, deve partir dos dois lados. Ninguém ama sozinho e ninguém é capaz de convencer o outro a amar.
Um dia uma pessoa me ensinou que: "Um namoro não começa da noite pro dia, mas é alicerçado primeiro na amizade, de que adianta construir um castelo se ele estiver alicerçado na areia? As atitudes de uma pessoa de Deus deve ser guiadas por Ele, e não na emoção do momento, Esperar o tempo certo não é se iludir, pelo contrario demonstra fé nos planos de Deus que são perfeitos"
"O Namoro antecede o casamento, e para isso devemos estar preparados: Espiritualmente, mentalmente e financeiramente."
Acredito que quem soube viver tudo isso conforme a vontade de Deus, hoje pode testemunhar os frutos de uma espera acertada.

Pague o preço da espera. Se o namoro for de Deus, Ele vai responder.


Um comentário:

Designer by: Jaqueline Gonçalves| Tecnologia do Blogger | Gerando Nações para Deus por Juliana Rodrigues | Todos os direitos reservados © 2013